AULA 4 | 19/03/2020 | Sólidos Platónicos = Poliedros Regulares

SÓLIDOS PLATÓNICOS
1. Tetraedro | 4 Faces triangulares
2. Hexaedro | 6 Faces quadradas
3. Octaedro | 8 Faces triangulares
4. Dodecaedro | 12 Faces pentagulares
5. Icosaedro | 20 Faces triangulares

- Tetraedro
- ROTATE3D (em vez de 3DROTATE)
- Rodo na vertical a circunferência auxiliar que vai do vértice do triângulo ao midpoint.
- ALIGN, mantenho os 2 pontos do triângulo no mesmo sítio, e o vértice na intersecção da linha vertical do centro do sólido. O triângulo vai rodar, então vai subir.
- Subo as outras faces com ALIGN também.
- Ou uso ARRAY (outra opção de cópia sequencial de elementos em torno de um ponto.
1. Selecciono o objecto.
2. Selecciono opção POLAR.
3. Centro do ARRAY, centro do outro triângulo em que vai rodar.
4. Seleccionar (I) de Item, e referir o número de vezes que queremos a cópia da face. No caso do tetraedro quero 3 faces (a original + 2 items copiados em sequência).













CONSTRUÇÃO DOS SÓLIDOS
- Fazer a figura plana de uma face do sólido.
- MIRROR da figura plana para fazer a planimetria do sólido, 2D.
- Linhas auxiliares no centro do sólido e circunferências auxiliares entre os vértices, dependendo do sólido a construir.
- ROTATE das circunferências auxiliares.
- ALIGN da figura plana no ponto de intersecção das circunferências e/ou linhas auxiliares.
- ARRAY da figura plana já como face do sólido > POLAR > ITEM, número de faces que quero replicar em torno da figura plana que se torna a base do sólido.


















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